Normalizar o uso do topless é um passo fundamental para a igualdade e a dignidade das mulheres

Aqui está a tradução de um artigo de Calyse Tobias recentemente publicado no site do San Jose Mercury News , sobre topless como uma ferramenta para alcançar a igualdade de genero e a plena dignidade das mulheres como seres humanos. considerando que as peças de autor com referência ao contexto da América são perfeitamente adaptável à situação italiana, brasileira ou portuguesa. Mas considerações podem ser formuladas para chegar à conclusão de que a normalidade da nudez é a principal estrada que leva à des-sexualização do corpo e para a redescoberta do valor do ser humano.verdade, se acostumar com a nudez também significa adquirir “a capacidade de ver homens e mulheres como pessoas e não como objetos sexuais. “

couple naked

Hoje, os homens podem andar nas praias e nas ruas de peito nu e ninguém se importa não há grandes problemas. Ao contrário, se uma mulher vai a pé ao longo da estrada descobrindo o peito, as pessoas reagem com descrença e desaprovação. Você diria que é uma prostituta. A mama feminina é sinônimo de muitas coisas. Um deles é o sexo.

Eu digo com orgulho sou uma feminista. Este verão eu pretendo participar de um evento público em favor das mulheres de topless em San Francisco. Marcharémos de topless junto com outras mulheres de topless, exercendo e defendendo o meu direito de fazê-lo. Muitas organizações estão lutando por esse direito, inclusive a Topfreedom , The Free NippleGoTopless . Enquanto na Califórnia para ir em alguns locais  de topless é legal, as mulheres que fazem – incluindo aquelas que estão amamentando – corre o risco de ser presa e acusada de “conduta desordeira”. Estou realmente convencida a fazer este protesto, porque não há nada de sexual em desfrutar de um agradável dia quente na cidade, juntamente com as pessoas que compartilham minhas mesmas opiniões.

Do ponto de vista anatômico, a principal função dos seios de uma mulher é fornecer leite para seus filhos. Muitas pessoas são atraídas para os seios, mas isso não significa que eles são inerentemente sexuais. Muitas pessoas também são atraídas para o peito dos homens e, em particular por seus músculos. Peito, músculos abdominais e pescoço são objetos de desejo. No entanto, o efeito destes músculos é mover o corpo. Cada desejo que despertam deve ser considerado como uma função secundária.

O fato de que a mama feminina ser considerada como uma coisa sexual, essencialmente, é o resultado de uma sexualização das mulheres. Na sociedade americana, as mulheres são objetivadas. Isso significa que elas são vistas mais como objetos sexuais do que como pessoas. Dizem as mulheres a cobrir-se porque a sua  topless é indecente, é o resultado de um ponto de vista limitado e misógino, para o qual as mulheres são apenas objetos sexuais para uso dos homens. As mulheres são sexualizadas, mas não pode ser sexual. As mulheres não podem aceitar mais esta situação: ou elas são “putas” ou são “fanáticas”, nunca seres humanos.

beachAté meados dos anos 30 os homens também não podiam  mostrar o peito.

Uma olhada na história revela que os homens dos Estados Unidos não eram autorizados a mostrar publicamente o peito nu como mostra a foto acima. Em 1935, depois que um grupo de homens haviam sido presos em massa e multados por exporem  seus peitos descobertos em uma praia em Atlantic City , New Jersey, as autoridades da cidade, declarou: “Nós não queremos gorila nas nossas praias!” Mas os homens lutaram pelo seu direito e assim que no ano seguinte o estado de New Jersey aprovou uma lei que lhes permitia estar com o peito nu publicamente. Nos anos seguinte leis semelhantes foram adotadas em outros estados.  E ainda hoje em 2014, as mulheres estão expressamente proibidas de usar o topless em 17 estados. Na França, as mulheres podem fazer uso  do topless nas praias e nos parques sem maiores problemas. A moral francesa não caducou.

shutterstock_184379879-888x600Os homens não tem problemas em expor seu peito nu ao contrario das mulheres

Aqueles que se opõem as mulheres de topless argumentam que seria incentivar os homens a estuprar mulheres. Esta maneira de pensar, no entanto, impõe às mulheres a responsabilidade de evitar os estupros. A estratégia mais eficaz seria provavelmente para ensinar aos homens a não fazer violência. Os corpos das mulheres não são convites abertos à violência sexual. Tirar cobrir os seios para as mulheres, reforça a idéia de que os seios só existem apenas para o prazer dos homens, e diz-se que as mulheres são objetos sexuais, em vez de seres humanos que merecem respeito. Os homens continuam a sentir-se os titulares de direitos sobre o corpo das mulheres, se continuar a ser representada apenas como um objeto sexual. A mulher de topless é capaz de remover delas a aura e sexualidade sedutora escondida, e levar os homens a ver que as mulheres são seres humanos como eles.

Imagine se os homens estivessem constantemente retratados como objetos sexuais para o uso de mulheres. Para os homens parecer ser respeitoso de si mesmos e cobrir o peito, braços e outras partes do corpo por medo de causar constrangimento as mulheres. Esta mensagem seria dirigida aos homens sobre a preservação de sua “pureza” pode parecer ridículo, mas é o que a sociedade como um todo envia continuamente para mulheres. Por que precisamos proteger os olhos dos meninos a partir dos seios das mulheres, se não proteger da mesma forma aos olhos das meninas do peito dos homens?

tumblr_m7zbs4kq4y1r9nc11o1_1280Os franceses são mais abertos em relação ao topless ou a nudez

Quanto as mulheres só posso imaginar o que seria a sensação de fugir da imagem sexualizada de seus corpos e andando de topless como os homens. Quando percebemos que as leis que proíbem o uso de topless são opressivas e sexistas, torna-se claro o quanto é importante para homens e mulheres ter o direito de expor seu peitos nús. e ter a capacidade de ver homens e mulheres como pessoas e não como objetos sexuais , é de suma importância. Nós não podemos mais tratar as mulheres como cidadãs hiper-sexualizadas na segunda categoria.Não podemos apresentar uma imagem das mulheres  como desumanas. Uma vez que temos o direito de usar o topless em todos os 50 Estados-membros, a igualdade entre os sexos será um passo para estarmos mais perto de sua realização.

Veja a matéria original aqui a versão italiana aqui e um BLEND para te deixar bem informado em breve aqui.

San Jose Mercury News

Essere Nudo  

 Tradução Equipe OS NATURISTAS

2 opiniões sobre “Normalizar o uso do topless é um passo fundamental para a igualdade e a dignidade das mulheres”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s