O NU NA PUBLICIDADE

O corpo em evidência

A inclusão do nu em anúncios publicitários surgiu a partir da necessidade de chamar a atenção do consumidor. A partir da linguagem de sedução de nível lingüístico, pictórico e musical, criou-se o apelo da expressão corporal em seu estado natural.

np1

Mostrar o ser humano semi ou completamente nu em anúncio significa mostrar o estado primitivo da humanidade e por isto, familiar para quem vê. Desde os tempos bíblicos o nu era aceito. No livro de Gênesis cita-se Adão e Eva, quando na cultura judaico-cristã, a nudez era pura e desprovida de erotismo e ou vergonha, até o momento do pecado e da expulsão do Éden.

9afba-1

Na cultura ocidental o nu está presente em diversas manifestações artísticas, com personagens mitológicas, gregas e latinas, na literatura, música, escultura, pintura, etc. Na Itália o nudismo virou polêmica. A exploração do corpo feminino em publicidade, acabou se transformando em debate nacional, onde críticos vêem estes acontecimentos como perda das conquistas feministas.

Na França, como no Brasil, o uso do apelo erótico na publicidade tem uma longa história. O que chama a atenção na onda atual é o clima pornô-chique, em que a sutileza dá lugar a cenas cada vez mais explícitas. Exemplos em cartaz: a boca cheia de dedos do anúncio da Gucci, o anúncio do perfume Opium, de Saint Laurent, no qual a modelo inglesa Sophie Dahl veste apenas um colar de brilhantes e aquele inconfundível olhar vocês sabem do quê.

As imagens acima são de uma campanha criada pela DPZ (São Paulo) de uma marca de chocolates. São dois corpos femininos e nus, simbolizando o chocolate branco e o chocolate preto. Mas com criatividade a DPZ mostra isso sem nenhum tipo de preconceito, e abaixo a campanha publicitária do perfume masculino POUR HOMME criada para LACOSTE.

 

Abaixo um comercial da  ELAVE COSMÉTICOS  onde todos os participantes estão nus.

 

Redação Equipe OS NATURISTAS

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s